sexta-feira, 7 de março de 2008

Encantos de fingir que trabalho...

Por vezes dou por mim a pensar: "Ó gajo, não era bem melhor continuares a ser remunerado e ficares em casa a descansar de não fazer nada?"

É certo que ninguém me responde. E se eventualmente alguém tivesse a capacidade de ler pensamentos diria: "Olha lá tá este, gostava de ser professor."

Aí é que está... eu já sou professor! Dou por mim em pleno local de trabalho, a tentar falar com um grupo de adolescentes saídos precocemente do infantário, todos com aquela cara de "se não fossemos nós tu não recebias" e deparo-me com o verdadeiro monólogo. Bem lhes tento explicar que a minha remuneração é resultado das contribuições dos seus progenitores. Que estou lá pelo amor à camisola. Que a minha verdadeira vocação é a docência. E!? perguntam-me desligados de objectivos que não ultrapassem os próximos cinco minutos, ou do cigarrinho que vão fumar atrás do pavilhão, ou das mamas da Maria que um dia destes vão passar pelas suas bocas.

Assim, faz todo o sentido que eu me questione se de facto não seria melhor ficar em casa em repouso.

Sei, temos que zelar pela formação das nossas crianças... e quem zela pela sanidade mental dos que tentam transmitir conhecimento??

Devia ter sido carpinteiro, homem do lixo (como em criança cheguei a almejar), pintor de automóveis ou técnico especializado em condutas e saneamento.
Isso sim seria aliciante!

Caso para dizer:
"ABAIXO A GERAÇÃO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
UMA GERAÇÃO COM UM DANTAS À PROA É UMA CANOA UNI SECO!
O DANTAS É UM CIGANO!
O DANTAS É MEIO CIGANO!
O DANTAS SABERÁ GRAMÁTICA, SABERÁ SINTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS ESCREVER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ!
O DANTAS PESCA TANTO DE POESIA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE DUQUESAS!
O DANTAS É UM HABILIDOSO!
O DANTAS VESTE-SE MAL!
O DANTAS USA CEROULAS DE MALHA!
O DANTAS ESPECULA E INOCULA OS CONCUBINOS!
O DANTAS É DANTAS!
O DANTAS É JÚLIO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!..."

A educação tem futuro:
Semeiam-se ventos, colhem-se tempestades!

Dentro em breve ficarei em casa, não remunerado, mas a rir na minha poltrona!
Tenho dito.

Sem comentários: